Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Azagaia, Preso por Posse de Drogas


O músico Azagaia, um dos nomes mais importantes do hip hop  moçambicano, foi preso ontem (30/7) à noite na cidade de Maputo em circunstâncias pouco claras. Há indícios de perseguição política.

A prisão aconteceu algumas horas antes do início do concerto que ele faria no bar Gil Vicente, onde lançaria um novo clipe chamado “A Minha Geração” contendo, como sempre, duras criticas ao governo. Azagaia é um forte crítico da política e da sociedade moçambicana. Sua posição já lhe valeu um processo movido pela Procuradoria Geral da República contra si, por alegada incitação à violência por meio de uma música e vídeo que ele lançou logo à seguir às primeiras manifestações populares ocorridas em Maputo, em fevereiro de 2008.

Até agora, as informações estão desencontradas. Segundo informações não oficiais fornecidas por policiais de plantão, ele está detido desde as 19 horas na 6a esquadra da cidade de Maputo por porte de maconha.

Entretanto, o caso pertence à CIP, polícia responsável pelos casos políticos. Esse é um forte indício de que a prisão do músico pode ter conotação política.  Na CIP, os policiais de plantão afirmaram que, de facto, Azagaia havia sido detido, mas não quiseram comentar o caso.

A quantidade de maconha apreendida pela polícia não seria suficiente para levar o músico a prisão. Alem disso, Azagaia estaria acompanhado no momento da prisão e a pessoa que estava com ele assumiu ser dona da droga.

No Gil Vicente, um dos principais bares da cena cultural de Moçambique, o público ficou surpreso com a prisão. Uma outra banda apresentou-se no lugar, o novo clipe “A minha geração”, de Azagaia foi divulgado e houve muitas manifestações de apoio ao músico preso.

O músico de 28 anos ficou famoso em 2008 quando lançou a música “Mentiras da Verdade”, na qual levantava o véu sobre a morte do primeiro Presidente de Moçambique Independente, Samora Machel.




ACTULIZADO:

Azagaia encontra-se neste momento livre. O músico postou ontem na sua página do Facebook o seguinte


"Já estou em liberdade, minhas queridas e meus queridos. A cabeça dói, a manhã foi muito agitada. Os ossos da bacia dóem também, dormi 2 noites no chão. Agradeço com toda a minha alma a todos que me apoiaram, TODOS! Vou escrever-vos sobre o que aconteceu, assim que me sentir capaz. QUEM ESTÁ COM POVO, ESTÁ COM DEUS. POVO NO PODER!"

Clique na imagem para visualizar os comentários a este post de azagaia

7 comentários:

  1. palhacada isso...

    ResponderExcluir
  2. HA MUITA PENUMBRA NISTO, MAS ALGO STA VISIVEL: AZAGAIA FOI VITMA DE CONSPIRACAO POLITICA E MAIS NADA...DEIXEMOS O ADVOGADO PROSSEGUIR COM A AVERIGUACAO DAS CIRCUNSTANCIAS EXACTAS EM QUE ESTE CIDADAO COMUM K PELA CAUSA K ABRACA E VISTO CMO REBELDE E CONSEQUENTEMENT UMA AMECA AO PARTIDO NO PODER...

    ResponderExcluir
  3. esta claro que e mais uma coisa montada pela frelimo, mas o povo nao vai deixar isso assim, haaaa claro, acima de tudo todos nos devemos fazer algo por este pais que supostamente dizem que e nosso mais por ele nos fazem sofrer. palhacada

    ResponderExcluir
  4. Palaçada…a policia nao tem nada para fazer?
    Desdde quando consumo de suruma é crime. E ainda por cima constaram que as quantidades eram de consumo e nao de venda...e que a pessoa que estava com ele disse que era sua ...mesmo que fosse de Azagaia consumir é crime?nao...

    ResponderExcluir
  5. A propria policia consome maconha, quem os vai prender?

    ResponderExcluir
  6. palhacada! Ve se logo que foi armacao desses caras que acham que o pais lhes pertence e por isso teem a prorrogativa de fazer e desfazer.
    Forca azagaia

    ResponderExcluir
  7. zagaia opova xta com voce! tu estas a cantar para o povo e es povo,tu cantas para educar,criticar,aconselhar,moraluizar a todo povo que e mocambicano.independentemente do partido. arraca com asua vida nao importa destes avida para afrente .

    ResponderExcluir