Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Corrupção e narcotráfico envolvem Presidente de Moçambique


Carrissimos leitores do Fobloga, provavelmente ja devem ter ouvido ou lido algo sobre as revelações concernetes ao tráfico de droga e negocios ilicitos em Moçambique, que foram feitas pelo WikiLeaks nas ultimas semanas. Como não podiamos deixar passar esta info. Ca vai:

O silêncio das autoridades moçambicanas é total face às revelações da WikiLeaks. Segundo a correspondência diplomática secreta norte-americana divulgada pela organização, os EUA estão convencidos que há ligações estreitas entre o narcotráfico e o poder político de Moçambique, incluindo o Presidente Armando Guebuza.

Clique no Link para continuar a ler

Os quatro documentos revelam que os diplomatas dos EUA em Maputo acreditam que, apesar de não ser ainda um "narco-estado totalmente corrompido", Moçambique é hoje o "segundo país africano mais activo para a actividade dos traficantes de droga", depois da Guiné-Bissau. O primeiro-ministro Aires Ali recusou comentar e a embaixada norte-americana condenou a divulgação dos textos.

O tráfico será liderado por dois moçambicanos de origem asiática, Mohamed Bashir Suleiman e Ghulam Rassul Moti, "possivelmente" com o apoio oficial. E é apontada a relação estreita que Guebuza mantém com Suleiman. O empresário, dono do grupo que detém o maior centro comercial da capital, vive "a menos de cem metros do Palácio Presidencial" e financiou a sua campanha (tal como a do seu antecessor Joaquim Chissano e a própria Frelimo).

O tráfico cresce graças "à longa e desprotegida costa", assim como "à facilidade com que os funcionários dos portos e das alfândegas podem ser corrompidos", refere o encarregado de negócios dos EUA em Maputo, Todd Chapman. O responsável pelas alfândegas, Domingos Tivane, é mesmo apontado como "o rei da corrupção".

Os documentos, de Julho e Novembro de 2009 e Janeiro de 2010, revelam a existência de duas rotas de tráfico. A cocaína chega por avião, vinda do Brasil, via Joanesburgo, Lisboa e Luanda. Por terra vai para a África do Sul, onde abastece o mercado local ou segue para a Europa. Por seu lado, o haxixe ou a heroína do Paquistão, Afeganistão e Índia, chegam por mar aos portos de Maputo, da Beira e de Nacala. Este, em Nampula, é gerido por Celso Correia, dirigente da Insitec, uma empresa detida maioritariamente por Guebuza.

"Não há fumo sem fogo", disse ao DN Linet Olofson, do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique (terceira força política), pedindo uma investigação. Também o deputado da Renamo, José Manteigas, defendeu um inquérito "para que não fiquemos no mundo das especulações" e para que "o nome de Moçambique não fique em causa".

Moti, o único implicado a reagir, desmentiu "absolutamente" as revelações. Apontado como o homem forte do tráfico em Nampula, disse à Lusa que nunca teve "um trabalho destes", admitindo que "era bom" ter um negócio com o Presidente. Guebuza é apontado como estando envolvido "em todos os acordos de mega-projectos". Um exemplo dado é o da compra da Hidroeléctrica Cahora Bassa a Portugal por 950 milhões de dólares, pela qual terá recebido uma comissão de até 50 milhões de dólares (38 milhões de euros).

Um dos textos é escrito com base numa fonte próxima do Presidente. O nome foi apagado, mas há pistas para a sua identidade: o empresário terá negócios na área dos lacticínios e será amigo de Chissano há 20 anos, tendo o seu número de telemóvel privado.

O diplomata diz ainda que os media locais têm receio de divulgar quando cargas de droga vão dar à costa, "porque ninguém quer ser outro Carlos Costa Cardoso, o jornalista corajoso que foi morto em 2000 quando investigava uma fraude bancária ligada à família do então presidente Chissano".

Bom... Minha pergunta é simples como se prende o dono da policia e o gajo que paga os salários da policia? 

FONTE: sapo.pt

2 comentários:

  1. Fologueiro,

    A minha resposta à tua pergunta é a seguinte: Não se pode prender ninguém com base em informações divulgadas por gente leviana, movida por interesses económicos.

    Para sua reflexão: após deposição de Saddam Hussein (chefe de estado que era acusado de fabricar armas nucleares) e 5 anos de ocupação do seu território pelos "justiceiros", onde está UMA das muitas armas que ele fabricava?

    Imagino que o Foblogueiro não conseguirá a resposta.

    Os EUA já deram provas de que são capazes de manipular a verdade da forma mais vil, inclusive acarretando perda de MUITAS vidas humanas e animais, se algo de valor monetário está em jogo.

    Estou certo de que algo de muito irregular se passa com os negócios do sr MBS, mas não são os EUA que tem credibilidade pra apontar o dedo.

    Aquele país é dirigido por um bando de marginais, que se diferem de Aníbal dos Santos Júnior simplesmente porque falam inglês e andam de Cadillac.

    Penso eu de que.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem visto Pedrito, Concordo plenamente contigo em todos pontos e aspectos.

    A minha pergunta foi posta exactamente nesse sentido... Existe algo irregular nos negócios do sr. MBS e nós vamos continuar impávidos e serenos até que alguma coisa seja feita por alguém...

    Os EUA são os piores em quem se pode confiar como nação. Em todo o curso da história os EUA fizeram várias alianças mas sempre mantiveram algo na manga... Algo na retaguarda. penso que este foi o caso.

    Fizeram muitas alianças em MZ mas decidiram investigar os podres de seus "parceiros". A premissa é muito simples. "Conheça os podres do teu amigo para o caso de ele virar seu inimigo".

    Mas no processo o que aconteceu foi mesmo um acidente. Alguem fez verter a info... WikiLeaks

    ResponderExcluir